segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Faxina do bem

São pequenas mudanças que fazemos no nosso cotídiano que nos ajudam a melhroar a qualidade de vida da nossa família e a participar do movimento de melhora das condições do planeta. Limão, vinagre, bicarbonato. Eis alguns itens práticos e baratos que podem substituir, com a mesma eficiência os produtos químicos agressivos de limpeza a disposição no mercado!

Parede com marcas de lápis das crianças: remova com... vinagre?! Fogão engordurado: limpe com limão e ele vai ficar brilhando?! Pouca gente sabe, mas vale muito a pena trocar certos produtos tradicionais de limpeza por artigos que, quem diria, estão na despensa da sua cozinha. São soluções caseiras que, além de baratinhas, poupam o meio ambiente de mais agressões químicas

■ NO BOX
Remova as manchas de sabonete e xampu do box do banheiro esfregando uma esponja molhada em vinagre branco. E, para dar brilho, passe um pano macio em seguida.

■ NO FOGÃOQuando misturado a uma colher (sopa) de sal de cozinha ou de bicarbonato de sódio, o suco de um limão pode fazer uma ótima limpeza nas bocas do fogão. Para resultado melhor ainda, use uma esponja de aço nessa tarefa.

■ NA MARCA DE CIGARROPara queimadura de cigarro na mesa, use maionese. Esfregue um pouco do produto com algodão na área queimada. Espere agir por alguns minutos e limpe com um pano.

■ NO MICRO-ONDAS
Uma jarra refratária com uma xícara (chá) de água e duas fatias de limão bastam para
livrar o micro-ondas de maus odores. Você leva o recipiente ao forno, liga por dois minutos em alta potência e pronto!

■ NA PANELA
● Para tirar comida grudada no fundo da panela, encha-a com água quente. Em seguida, adicione duas colheres (sopa) de sal ou bicarbonato de sódio e deixe agir por alguns minutos. Limpe como de costume.

● Se a comida queimou na panela, encha-a de água, jogue uma cebola sem casca dentro e leve ao fogo para ferver. O ácido do alimento fará a sujeira se soltar todinha do fundo. Para deixar o utensílio brilhando após a limpeza, coloque sal em uma bucha e esfregue bem.

■ NA PAREDE
Que coisa mais feia as marcas de sapato, de móveis ou mesmo de lapis na sua parede branquinha! Pois saiba que o vinagre branco é um ótimo recurso para removê-las. Faça um solução utilizando, proporcionalmente, vinagre e água morna. Despeje um pouco do líquido em um pano macio e esfregue nas manchas até sumirem.

SOLUÇÃO MÁGICA COM VÁRIAS FUNÇÕES Misture 200 ml de água, 1 colher (sopa) de amoníaco e 1 colher (chá) de vinagre. Pronto: você terá em mãos um líquido ótimo para tirar de roupas manchas de...
... chá, café, suco de fruta ou leite. Esfregue 1 pedra de gelo ou passe água gelada antes de usar a receita.
... ketchup, sorvete ou tinta de caneta. Aplique a solução e enxágue com água.
.... chocolate. Despeje a mistura, espere meia hora e passe álcool e água na mancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário