terça-feira, 18 de janeiro de 2011

saco é um saco

Você já ouviu falar da campanha saco é um saco? É uma iniciativa muito legal que procura reduzir o impacto que o homem tem sobre a natureza. Toda vez que vamos em supermercados, lojas, padarias e todo tipo de comércio levamos nossos produtos em uma sacolinha plástica. Chegando em casa a separamos e o que fazemos com ela? Claro que muita gente vai falar: "coloco minhas sacolinhas no puxa saco e depois as utilizo para o lixo em casa.". Tudo bem, mas e depois? A sacolinha vai ficar lá no lixão até quando?


Que diferença fará se você levar para casa a sacolinha com o comprimido da farmácia, em vez de colocá-lo no bolso? E se usar meia dúzia delas para carregar as compras do supermercado, porque esqueceu sua ecobag? A diferença pode parecer insignificante, mas se houvesse um jeito de contabilizar todas as sacolas descartáveis recusadas no país, ficaria muito claro que não precisamos da maior parte das sacolas que nos são oferecidas diariamente, a cada compra.


Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro consome, por mês, 66 sacolas plásticas. Ao final de um ano, são 12 bilhões de sacolas plásticas consumidas no país. Cada sacola jogada na natureza leva mais de 100 anos para se decompor, ou seja, seus bisnetos ainda verão a sua sacola!


Idealizado pelo Planeta Sustentável, o contador de sacolas descartáveis recusadas é uma ferramenta que incentiva os consumidores a pensarem duas vezes antes de levar uma sacolinha para casa. Com tanta gente clicando, a redução do impacto sobre o meio ambiente é visível. 


Se cada um fizer a sua parte, esse número pode ser bem, bem menor. A natureza, as cidades, as atuais e as futuras gerações agradecem o seu clique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário