sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Como aproveitar a água da chuva

A água das chuvas, embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, pode ser reaproveitada em diferentes atividades do nosso cotidiano.

Canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground, lavagem de carros e até descarga de banheiros e lavagem de roupas. Gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades!

Para isso é preciso construir um sistema de captação, filtragem e armazenamento da água na sua casa ou edifício.

Como funciona?
A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas (distribuídas pelo prédio ou telhado de uma residência), que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.

Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável.

Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes para criação de um sistema paralelo ao da água potável!

Projeto em aprovação
Um projeto de lei aprovado na Assembléia Legislativa de São Paulo sugere que edifícios comerciais e residenciais passem a ter esses reservatórios para reutilização da água das chuvas.

De acordo com a lei, os reservatórios serão obrigatórios em prédios comerciais com mais de 500m² e nos residenciais em que morem mais de 50 famílias.

O prazo para adaptação dos prédios já construídos ou em fase de acabamento será de dois anos, em edifícios comerciais, e de sete, para os residenciais. Nos casos de obras ainda na planta os responsáveis terão 180 dias, após a publicação da lei no Diário Oficial, para incluir no projeto o espaço destinado à captação.


CiaFiltros trabalha com soluções sob medida para incrementar as opções de uso e tratamento de água para sua residência ou empresa e o faz sempre de maneira a não prejudicar a natureza. O sistema de tratamento para reuso de água é um dos destaques da empresa: http://ciafiltros.com.br/reusodeagua.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário