quinta-feira, 24 de março de 2011

Dengue volta a assustar o país...

 Mais de 155 mil casos suspeitos foram registrados até o mês passado, em todo o Brasil. Destes, dois mil e trezentos são graves. De acordo o Ministério da Saúde, a maior parte das suspeitas graves foi registrada no Sudeste, que somou mais de mil e cem notificações, sendo a maioria no Rio de Janeiro. Em seguida vem a região Norte, com 30%. O Amazonas e o Pará tiveram, respectivamente, 438 e 195 notificações. O Nordeste registrou 15,8% do total dos casos graves. O Centro-Oeste responde por 5% dos registros, a maioria em Mato Grosso e Goiás. No Sul, só houve registros de casos graves no Paraná. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, mostram que o “sorotipo Um” é o que mais tem infectado os brasileiros. Milhões de pessoas não são imunes ao vírus, porque ele não circulava no país desde a década de 1980.


A responsabilidade de combater a dengue é também dos cidadãos, que devem limpar terrenos e combater água parada. Todo mundo deve ter atenção com um velho inimigo que nos visita todo verão. É o mosquito da dengue. Parece incrível, mas ainda falta cuidado em todo o Brasil. Mesmo com tantos casos registrados nos últimos anos, mesmo com tanto alerta, com tanta gente sofrendo em casa, nos hospitais…


Medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do aedes aegypti)

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário