terça-feira, 24 de abril de 2012

No outono, consumo de água não deve ser reduzido
Mesmo sem sede, ingestão de líquidos é importante para o bom funcionamento do organismo

Durante o verão, é comum especialistas recomendarem aumentar a frequência no consumo de água. Com o outono, as temperaturas mais altas dão adeus aos termômetros e algumas pessoas acabam sentido até menos sede. A falta de sede não significa que o corpo necessite de menos água. A demanda continua. E pode ser suprida, em parte, por meio de outros líquidos também. Sempre em conjunto com a água.

Quem pratica atividades físicas ao ar livre deve ficar mais atento ainda. O suor aumenta a liberação de líquidos do corpo e a exposição direta à luz solar facilita os casos de insolação. É importante, ainda, que os líquidos sejam ingeridos em intervalos. Não adianta beber uma garrafa d´ água de uma vez só, já que o corpo não tem capacidade de absorver tudo, e as sobras acabam eliminadas na urina.  

O consumo de água abaixo do recomendado pode causar desidratação, dores de cabeça, cansaço e falta de concentração, além de doenças que podem ser agravadas, como pedras nos rins. A desidratação costuma afetar principalmente os idosos, que perdem líquidos com mais rapidez.

Em alguns casos, pessoas de idade mais avançada, com incontinência urinária, temem beber água, com medo de serem afetadas pelo problema em horas menos esperadas. Há formas de lidar com a situação, sem prejudicar a saúde. O que não se pode é reduzir o consumo da água a níveis mais baixos. 

Saiba dosar.
Para saber se você está tomando pouca água, fique atento à cor de sua urina. Quanto mais escura ela estiver, mais água o seu corpo estará precisando. O conselho dos pesquisadores para saber quando se deve tomar água é beber sempre que sentir sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário