quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Água também pode ser inimiga

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções. 




A primeira destas etapas é a COAGULAÇÃO, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união.
Segue-se a FLOCULAÇÃO  e a DECANTAÇÃO. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes. A próxima etapa é a FILTRAÇÃO, quando ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores. Neste ponto, a água já é potável, mas para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de DESINFECÇÃO. O passo seguinte é a FLUORETAÇÃO. A última ação neste processo de tratamento da água é a CORREÇÃO de pH, quando é adicionado cal hidratado ou barrilha leve para uma neutralização adequada 
A função de todo este processo é previnir e reduzir a incidência de doenças que podem ser causadas por resíduos, parasitas, vírus e bactérias que se hospedam na água corrente. Conheça alguns dos riscos existentes quando a água consumida não é devidamente tratada:
Doenças Causadas por Parasitas Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas. 

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos. 

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides. 

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya. 

Doenças Causadas por Vírus 

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato ( consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas. 

Doenças causadas por Bactérias 
Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas. 

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado. 

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário. 

Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada). 

Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarréias. 

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um quadro de febre, dores e mal estar geral.
A CiaFiltros trabalha com produtos aprovados e certificados, com garantia de performace. Caso não encontre aqui algum item que procura, contate-nos que faremos o possível para melhor atendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário